segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeito, nem todos acreditam em Cristo, respeite os demais cidadãos de sua cidade

O prefeito é legalmente o representante máximo de uma cidade. Quando a cidade em questão está inserida em um Estado Laico, por obvio esta cidade também deve ter a mesma Liberdade Religiosa do restante do país. Em um Estado Laico, não existe uma religião oficial, logo não pode existir manifestações religiosas públicas por parte do Poder Executivo, principalmente em nome da cidade onde habitam várias e livres religiões.
Infelizmente, algumas religiões são preconceituosas para com outras religiões, seja contra seus rituais ou contra suas crenças fundamentais. No Brasil, cada dia que passa, pequenas “chamas” alimentam uma guerra religiosa silenciosa. Para isso, basta analisar de maneira superficial, os movimentos evangélicos quebrando terreiros de Umbanda, assim como casas de cultos africanistas sendo fechadas por vários motivos sem as devidas explicações. Além disso algumas manipulações políticas contra os cultos africanos, fantasiados de Leis de Proteção aos Animais. É claro o preconceito religioso que religiões pagãs fiéis aos mais diversos panteões e cultos sofrem por parte, principalmente dos evangélicos e pentecostais com sua "ira" em nome de deus.
Voltando ao prefeito, não posso admitir de maneira alguma o discurso que o prefeito de Porto Alegre José Fortunati, fez de maneira inflamada em um palanque no dia da Marcha por Jesus Cristo. Obviamente que a manifestação de fé do povo é legítima e merece palmas. Devem sim caminhar pelas ruas evocando seus deuses ou deus, é claro que o o prefeito como cidadão pode caminhar junto aos fiéis, mas subir em um palco e louvar o “senhor” em nome da minha cidade não! Em hipótese alguma! Sou porto-alegrense, não sou cristão e fiquei bastante ofendido.
Vejam o vídeo:




5 comentários:

  1. Concordo com a opinião expressada pelo texto. Porém, não consigo concordar com a tortura/sacrifício de animais, mesmo que "justificada" religiosamente. Nada contra a religião, afinal, por ser ateu, não tenho preferência por nenhuma. Mas este não é o assunto no momento. Eu gostaria muito que o Estado Laico fosse respeitado por todas as pessoas públicas, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  2. Sou evangélico, não sou muito a favor de crenças e rituais como de umbanda e tal.. Porém se querem um Rio Grande melhor tem que aceitar todo tipo de perfil. Esse seria apenas mais um motivo para criar uma guerrilha. #portoalegreprecisaserdetodos

    ResponderExcluir
  3. Também acho um absurdo isto e o fato de muitas cidades terem em seus portais algo semelhante a: "cidade x pertence a cristo" e suas variantes, fico indignado com isto acontecer mesmo com a constituição nos definindo como país laico. Também não sou cristão e me sinto muito ofendido sempre que vejo estas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Os novos hereges do Brasil:
    Um dos orgulhos da constituição brasileira; entre outros marcos; é o status Laico do estado. Surpreendentemente, nunca houve um devido entendimento a esta palavra e até digo, total desconhecimento de seu significado. Multiplicam se as bancadas religiosas, nas assembleias e câmaras, comparando parágrafos da constituição a bíblia, ou atribuindo leis civis a direitos supostamente divinos. Religiosos lutam intelectualmente hoje no Brasil, enumeram pecadores e os elegem 'novos hereges'. Assim tem se visto, não só com os cultos africanos, atacados de várias maneiras, mas também com os homossexuais, eleitos hoje como 'pragas' por Pentecostais, Evangélicos e Católicos. Quando o fundamentalismo chega ao poder, é um claro sinal que a sociedade precisa ser alertada e esclarecida de que o poder a mais de 120 anos não se subordina a igreja no Brasil. Lutemos contra os abusos religiosos sempre!
    Paulo Franco - http://www.eltonjrworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia cidadãos brasileiros!

    É completamente absurdo o comportamento de senhor, em um país onde grande parte da população não pertence a fé cristã ou neo-pentecostal, mas que mesmo com palavras enaltecedoras para sua própria fé, um cargo político não pode achincalhar de forma a nos por como excluídos deste município. Em sua palavras ele cita 448.000 cidadãos portoalegrenses, mas fiquei com a dúvida se nos incluiu ou se os batuqueiros, os budistas, os Hare Krishna e qualquer outro praticante de outra fé, não estão incluídos nestes números?

    Enfim, se Jesus está comandando a prefeitura de POA, quem o elegeu? A qual partido político ele está filiado? Ele será responsabilizado por corrupção caso isso ocorra?.

    Em um estado laico e multi-étnico, chega ser vergonhoso um homem com cargo eletivo dizer tamanhas bobagens.

    Senhor Fortunati, tome vergonha na sua cara e se retrate com toda uma população que não acredita na mesma religião que o senhor. E em outras oportunidades respeite-nos de forma mais ética e moralista.

    Bàbá Adéboyìn

    ResponderExcluir