quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeitura de Porto Alegre: R$ 7 milhões em roupa. É isso mesmo?


Existem algumas realidades que devem ser analisadas quando um tema é polêmico. A prefeitura de Porto Alegre pretende investir R$ 7 milhões em uniforme escolar para toda a rede municipal de ensino. Sinceramente eu sou contra e digo o motivo. Conversei com algumas pessoas que colocaram um ponto de vista bastante real e até emocionante. Nas classes sociais mais baixas, o uniforme para os alunos, significa uma inclusão social, padronizando todos, com isso o estudante não se sente menosprezado, pois muitas vezes não possuem sequer um sapato para ir à escola. Pode parecer um fato simples, porém com vergonha, o aluno deixa inclusive de se manifestar em sala de aula, pois a sombra de se sentir inferior em relação ao colega, faz com que ele se mantenha isolado. Outras tantas vezes pode significar a única roupa nova que ele vai ter no ano. Certo. Essa é uma questão importante de inclusão.
A pessoa que me fez enxergar isso, narrou algumas situações da década de 80, período que os alunos baixavam a cabeça quando um professor falava. Neste tempo o respeito para com o mestre era indiscutível. O que um professor falava era lei, inclusive o uso de uniformes. Hoje nossa realidade é completamente diferente. Vivemos em uma sociedade que é bonito desrespeitar regras e normas, principalmente quando falamos de professores. Esses profissionais estão cada vez mais despreparados e os alunos cada vez mais protegidos pelas novas psicologias que não permitem mais o bom e velho castigo voltado para parede atrás da porta. A falta deste tipo de educação permite que esses jovens não apenas desrespeitem os mestres, mas em alguns casos os agridam. Agora sinceramente, sabemos de tudo que vem acontecendo dentro das escolas: Violência, tráfico, relações sexuais abusivas e outras coisas aterrorizantes, não vejo ninguém que tenha pulso para cobrar de um aluno que esteja sem uniforme, ou ainda que não vai entrar na escola! Logo, vai aparecer um estudioso da questão e dizer que essa criança está sendo agredida psicologicamente ou então o próprio aluno vai resolver da forma que achar melhor, logo temos alguns milhões de reais jogados pela janela.
Não podemos desconsiderar o grupo de alunos que citei acima, os que realmente precisam. Mas quem são estes alunos? Quantos são? Esse valor não poderia baixar e investir o restante em qualificação profissional? Pense. Reflita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário