sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Copa do Mundo: O Brasil realmente precisa de uma?


Sinceramente acredito que a cada dia a incoerência em algumas situações aumenta. Falando nisso o tema "copa do mundo" está fervendo. Se fosse apenas um investimento privado, seria perfeito, cada um faz o que acredita ser melhor com seus recursos financeiros, porém a realidade da maioria dos investimentos para a realização do campeonato aqui no Brasil não é essa.
Olhando apenas para a situação de Porto Alegre, podemos ter em menor escala o que está acontecendo em todo o Brasil. Qualquer um dos estádios que podem estar envolvidos por aqui possuem recursos privados, até aí tudo certo, mas as coisas não são bem assim. A contrapartida da cidade deve ser uma infra-estrutura muito melhor e as movimentações urbanas apontam para isso, mas o ponto e a pergunta que fica é: mas essa é a prioridade da sociedade?
Nós precisamos arrumar nossas ruas ou ampliar os acessos para o estádio? Nós precisamos melhorias no transporte público ou adesivar ônibus? Nós precisamos melhorar a iluminação publica ou decorar a orla do Guaíba? Nós precisamos educar no transito ou arrecadar multas? Seriam infinitas perguntas que sempre iriam exaltar a falta de coerência explicita em prol de meia dúzia de partidas de futebol. Enquanto isso, os ambulantes continuam vendendo bebidas alcoólicas para menores em frente aos eventos noturnos e ninguém faz nada, a Smic se move com lentidão de uma tartaruga, mas as casas e locais maiores são fiscalizados a todo instante, claro isso dá mídia! Existe um trecho na Avenida Goethe entre a 24 de Outubro e a passarela do Parcão que está no escuro há no mínimo 15 dias, as pessoas ficam na parada de ônibus com um nítida angustia! Alguns bares da Joao Alfredo ainda utilizam o meio fio da calçada como área isolada de seus clientes fumantes, ocupando vagas de automóveis e não fazendo os investimentos necessários! Enquanto isso, bares na cidade são travestidos de albergue, além de muitas vezes utilizar mão de obra estrangeira para atender clientes, além disso tem o caos da saúde pública municipal. Isso são exemplos soltos em todas as esferas da sociedade que precisam de algum recurso para ampliar fiscalização e até mesmo o atendimento necessário.
Penso que a culpa disso tudo não é apenas dos governantes. Isso é mais ou menos que oferecer doce para criança obesa. É obvio que a criança vai aceitar o doce, a culpa é da oferta! Sinceramente eu acredito que se a FIFA fosse uma instituição séria, não faria Copa do Mundo, incluindo todas as suas exigências, em países com problemas de saúde pública, com problemas de educação, com problemas de fome e problemas de corrupção. Obvio que a Copa do Mundo vai acontecer, mas as cabeças pensantes de nosso país não podem deixar passar isso tudo sem refletir. Reflita!

Um comentário:

  1. A Copa dos Iludidos, quem se ilude que a infra-estrutura vai melhorar, quem se ilude que o aeroporto vai melhorar, quem se ilude que vamos faturar mais? Quem ganha sempre são os mesmos, uma meia dúzia de um grupo fechado que domina a elite de Porto Alegre. Se alguém se ilude que governantes estão preocupados com a população acredita no Papai Noel também! Os governantes estão preocupados em atender as exigências da FIFA para seus amiguinhos e os mesmos lucrarem muito com obras superfaturadas, até porque com impostos sobre a FIFA não vão, pois a instituição máxima do Futebol tem isenção total, até na cerveja, que pela constituição federal, é proibida de ser vendida em estádios, mas na copa será.
    Em Porto Alegre o Beira Rio ganhou isenção fiscal estadual (mesma que a Arena do GRE) e isenção Federal de impostos, se é isento de imposto é dinheiro publico que não é arrecadado, mas sim a obra é eita com recursos privados. No feudo de Corinthians o ex-presidente Lula da de presente um estádio de 1bilhão com verba pública, quanta grana será desviada heinnn, alguém se ilude que não? Estádio não tem nem contrato com construtora e já estádio da abertura!! Alguém ouve falar do Maracanã que fica no feudo carioca, terra santa de uma empresa comunicativa que elege e depõe presidentes?
    Um país com corrupção endêmica, sem infra-estrutura para própria população, onde metade dos domicílios (56%) não tem acesso à rede de esgoto, não tem um sistema de saúde digno, entre tantos problemas não tem condições de receber uma copa. Mas vivam os oportunistas que sugam os estado,e da própria iniciativa privada (na maioria dos casos) que sempre preocupada com seus próprios interesses vem bancar nesse momento de austeros, dignos. Porque não se preocuparam com infra-estrutura na década de 80 quando demos um salto populacional?
    Por favor, também não venham com clubismos, esse ou aquele são culpados...estamos no sul do Brasil, historicamente renegados, e não é bairrismo, e aqui mais uma vez um espera o outro subir pra vir e puxar pra baixo? Alguém se ilude que a história dos caranguejos é mentira?

    ResponderExcluir