terça-feira, 30 de agosto de 2011

Será que é tão difícil planejar?


Sempre fico abismado quando as campanhas publicitárias acontecem antes do planejamento das estruturas. Explico: Quando foi lançada a campanha da “Mãozinha” na faixa de segurança tudo se fez parecer que estávamos morando em uma cidade de primeiro mundo, com ruas e sinalização de transito com um planejamento mínimo. Certo? Sim, apenas se fez parecer, mas na realidade a bagunça continua a mesma de sempre e tivemos mais uma campanha medíocre e ridícula.
Minha indignação é por um motivo simples. Hoje ao dar sinal para entrar a direita de um avenida movimentada em uma rua secundária fiquei com o coração na mão, pois o motorista a frente resolveu parar na faixa de segurança para os pedestres. Isso está certo? Sim, está! O que está muito errado é a colocação da faixa imediatamente após a esquina de uma avenida de grande fluxo. Ao parar repentinamente, fechei os olhos ao ver que o ônibus que estava logo atrás de mim não iria conseguir parar. Parou. Mas e o susto e o possível acidente que poderia acontecer. A culpa? Ninguém dos envolvidos com a situação tinha culpa de nada. O problema é a farta distribuição de listras brancas no asfalto sem o mínimo de massa cefálica.
Não sou engenheiro, mas por favor, basta colocar as faixas de segurança das esquinas sem sinaleira um pouco mais para dentro das ruas, dando espaço visual para a segunda e terceira fila de carro parar com um mínimo de segurança para o pedestre, motorista e patrimônio. Das ruas que recebem o fluxo de avenidas mais movimentas esse é o problema. Porém o problema das ruas secundária que lançam seu fluxo em ruas com maior movimento são os carros que obrigatoriamente devem parar sobre a faixa para ver o fluxo de carros e entrar na via com segurança, para isso devem ficar bloqueando a passagem dos pedestres. Logo, se a faixa fosse um pouco mais para dentro da rua, nada disso iria acontecer.
Quando será que ganha um engenheiro desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário