sábado, 27 de agosto de 2011

AOC da Água Mineral


Há alguns anos, li uma matéria na Revista Gula, onde o Pratini de Moraes queria criar no Brasil o selo de qualidade parecido com AOC - Appellation d’origine contrôlée, dos franceses ou o DOC – Denominação de Origem Controlada, dos portugueses. Para um entendimento rápido explico que esses selos são controlados pelos Ministérios da Agricultura de cada país que legitima a qualidade de determinado produto proveniente de uma determinada região sob os métodos definidos como padrão. Aqui no Brasil é mais comum visualizarmos isso nos vinhos importados. Escrevo tudo isso para salientar a importância de termos isso aqui no Brasil.
Nesse final de semana, fui visitar amigos de infância da cidade de Iraí, no Alto Médio Uruguai Gaúcho, cidade do Rio Grande do Sul que faz divisa com Santa Catarina. Essa cidade é conhecida principalmente pelos idosos por sua água mineral com propriedades medicinais. Sim, a conversa continua estranha! Mas ela deixa de ser quando afirmo que estamos falando da melhor água mineral do Brasil e a segunda melhor água do mundo, certificada internacionalmente, perdendo apenas para a água da cidade de Vichy na França. Mas quem sabe disso? Como se faz para que isso retorne em riqueza para o Estado e para o País? Essa é a questão e a demonstração do descaso de nossos governantes com as coisas da terra.
Imaginem nossos produtos controlados e certificados! Consumindo e divulgando o verdadeiro queijo de Minas, a excelente carne de gado do pampa gaúcho, o maravilhoso azeite de dendê da Bahia, os pescados de Santa Catarina e por aí a fora. Controle e infra-estrutura facilitariam o comercio e a qualificação de nossos produtos. Ah! E claro a água mineral de Iraí com suas propriedades medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário