quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pena, nossos "mendigos" não falam inglês...


Não existe a menor possibilidade de alguém falar que o projeto internacional “Playing For Change” é ruim. Muito pelo contrário, um belo projeto de inclusão social através da música, assim como vários que existem no Brasil, sem diferença alguma, a não ser quem consome esse tipo de iniciativa.
Mesmo? Sim, a impressão que temos quando uma cidade abre espaço para o projeto “gringo” é que os consumidores de cultura da nossa cidade possuem cabeça aberta e são adeptos a cultura de integração global e de inclusão. Mentira, balela e atitude para inglês ver. Claro que estou falando de uma maioria e não da totalidade. Eu duvido que mais de 10% das pessoas que foram ver os shows do “Playing for Change” no Brasil, pagassem ingresso para ver, por exemplo, o show dos Meninos da Lata, da organização Arte na Lata.
Mas qual a diferença? Pra mim nenhuma, eu de fato não iria em nenhum deles, mas o que realmente falta é um pouco de coerência nas coisas. Digo isso porque o grande motivo e exaltação ao projeto de fora é exatamente porque os músicos são pessoas carentes, com necessidades e tem a música de rua a única fonte para se manter através de doações. Igual aos projetos do Brasil, mas os nossos “mendigos” não falam inglês, e isso é muito importante para quem consome “cultura”. Pense. Reflita.
Para conhecer mais sobre os dois belos projetos clique:

Obs: Existem outros projetos tão importantes quanto o "Arte na Lata"no Brasil, usei esse exemplo apenas para ilustrar.

Um comentário:

  1. Baita texto.
    Hipocrisia é mato. Mas não é só aqui.
    Parece piada, mas provavelmente os projetos sociais daqui também fizessem mais sucesso se fossem para o exterior.

    ResponderExcluir