terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pague para ver um show, mas por lei você é obrigado a assistir dois.


Parei para escutar o depoimento do Lobão sobre o festival de música Lollapalloza. Gosto sempre das posições do Lobão, mesmo neste caso discordando de algumas coisas, mas como tudo, quando colocado de forma inteligente devemos ao menos escutar ou ler para refletir.
Primeiro que é utópico dizer que os produtores do país de shows e festivais de grande porte, estão preocupados com a cultura. Mentira. Nenhum deles está, sinceramente a relação que está em jogo é: atração x interesse do público x receita de bilheteria. Eles estão errados? Obvio que não. É um negócio e ninguém faz qualquer negociação para perder dinheiro. O erro é achar que esse eventos são feitos pensando romanticamente em cultura. As atrações nacionais muitas vezes são de fato para preencher espaço para dar algo mais para o público. Coisas do negócio, acredito que as bandas que estão começando entendem esses espaços como oportunidades.
Existe ainda a imposição de algumas leis. Pois é, somos um país democrático que ainda existem imposições à sociedade privada que normalmente geram custos sem contrapartida alguma. Essas leis que obrigam o produtor a colocar um artista local quando é feito um show internacional é um atentado ao dinheiro alheio e um desrespeito com o público. O público paga para ver um determinado artista, mas o governo determina que é necessário dar uma “oportunidade” aos artistas locais, isso sempre vai gerar um custo técnico, já que o artista principal não tem a mínima obrigação de dividir seu equipamento. Por esses motivos que muitas vezes o artista nacional é colocado em determinados horários. Pense. Reflita.

Segue o vídeo do Lobão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário